O vasto universo da endoscopia e suas inúmeras possibilidades

12/06/2018

Por Junia Ferreira

No dicionário endoscopia significa “exame de uma cavidade interna do corpo, com o endoscópio. Endoscópio, por sua vez, é um “aparelho destinado a iluminar, para torná-la visível, uma cavidade do corpo””. Conversando com o Mestre Especialista em Endoscopia Dr. Harley Pandolfi (CRM/TO 1240 – RQE 470, 1054 e 1074) descobrimos, porém, que este universo abrange muitos outros procedimentos. Sigamos para a entrevista!

Perfil Saúde: Doutor, enquanto Especialista, como o senhor visualiza a Endoscopia?

Dr. Harley: Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, a Endoscopia não é apenas um exame, é uma Especialidade Médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e que, além de fazer diagnósticos, realiza diversos tipos de tratamentos de doenças do esôfago, estômago e intestino através da Endoscopia Terapêutica.

Perfil Saúde: Trata-se de um procedimento muito invasivo?

Dr. Harley: Os procedimentos endoscópicos, sejam diagnósticos ou terapêuticos, são classificados como minimamente invasivos, ou seja, sem a necessidade de cortes ou de internação.

Perfil Saúde: Quais são os tratamentos que a Endoscopia possibilita?

Dr. Harley: Através da Endoscopia e da Colonoscopia realizamos, por exemplo, a Ressecção Endoscópica de câncer precoce de esôfago, estômago e intestino. Na Endoscopia Bariátrica realizamos o tratamento endoscópico da obesidade. Também fazemos a gastrostomia endoscópica, a ligadura de varizes esofágicas, o tratamento de Esôfago de Barrett e de Doença do Refluxo Esofágico por radiofrequência, entre muitos outros tipos de tratamentos.

Perfil Saúde: Há técnicas inovadoras disponíveis?

Dr. Harley: As principais técnicas avançadas atualmente possibilitam realizar verdadeiras cirurgias endoscópicas, como a Endosutura, desenvolvida pelo Professor Manoel Galvão Neto, em São Paulo, que possibilita a redução do estômago realizando a sutura gástrica endoscópica.

Perfil Saúde: Qual paralelo o senhor traça entre Endoscopia e qualidade de vida?

Dr. Harley: Como os procedimentos endoscópicos são minimamente invasivos e possibilitam tanto o diagnóstico quanto o tratamento de doenças graves, como o câncer e a obesidade, isso impacta diretamente no aumento da longevidade e na qualidade de vida da população.

Perfil Saúde: Das técnicas citadas, o senhor poderia descrever de forma geral o papel da Endoscopia no tratamento do câncer?

Dr. Harley: Por meio de acessórios acoplados a um endoscópio ou colonoscópio ligados a um sistema de vídeo, o Especialista em Endoscopia realiza ressecção endoscópica do câncer precoce do esôfago, estômago e intestino, sem a necessidade de cortes no abdômen.

Perfil Saúde: E no tratamento da obesidade?

Dr. Harley: A abordagem da obesidade é através da Endoscopia Bariátrica, que se divide em duas principais vertentes: uma que trata as complicações da cirurgia bariátrica, como fístulas, estenoses e reganho de peso, e a outra vertente que realiza o tratamento com o implante de Balão intra-gástrico e a EndoSutura Gástrica para redução do estômago.

Perfil Saúde: O senhor tem alguma recomendação ou dica para deixar para nossos leitores?

Dr. Harley: Almejando a implementar a qualidade de vida, todos devem ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, e evitar cigarro e bebida alcoólica. E para as pessoas a partir dos 50 anos de idade, recomenda-se fazer check-up com a inclusão de exames preventivos de câncer do sistema digestivo, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia, realizados pelo Especialista em Endoscopia.

Fonte: Entrevista do Dr. Harley à revista PerfilSaúde – Medicina e Saúde do Tocantins.

Clique para ver matéria na revista