Previna-se contra o câncer de intestino

28/08/2018

A prevenção é sempre o melhor remédio

É bom lembrar que, na fase inicial, o Câncer de Intestino geralmente não produz sintomas. O ideal é fazer colonoscopia a partir de 45 anos de idade, independentemente de sintomas ou de histórico familiar.

Atenção aos sinais de alarme:

  • Presença de sangue nas fezes.
  • Alteração do formato das fezes (fezes finas) ou do número de evacuações.
  • Dor no ânus ou sensação de evacuação incompleta.
  • Anemia, emagrecimento ou fraqueza, principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, sem causa aparente.

Nem todo sangramento retal é causado por câncer. Sangramentos podem ocorrer em doenças benignas, como hemorroidas ou fissura do ânus. O Essencial é que o médico, deverá sempre ser consultado.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

Atenção: Se você tem mais de 45 anos de idade, ou tem histórico familiar de câncer de intestino ou ainda apresenta um dos sintomas acima, procure imediatamente um médico especialista. O Câncer de Intestino tem prevenção!

Procure um Médico Especialista em Endoscopia (RQE)

O médico especialista possui o número do RQE da especialidade registrado no respectivo Conselho Regional de Medicina, que comprova sua titulação.

A incidência de câncer do Intestino grosso (cólon e reto), tem aumentado significativamente em nosso meio. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens, com estimativa de 36.360 novos casos para 2018, no Brasil.

O paciente com Câncer do Intestino pode não apresentar sintomas, exceto em fase mais avançada da doença, quando a chance de cura é reduzida. Portanto, o segredo está na prevenção e no diagnóstico precoce.

A Gastroclínica de Palmas possui Selo de Qualidade do Especialista da Federação Brasileira de Gastroenterologia e também da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Como Surge o Câncer de Intestino?

Surge a partir do adenoma, um pequeno pólipo benigno, parecido com uma verruga, que evolui lentamente para o câncer (em cerca de 10 a 15 anos), que pode surgir a partir dos 40 anos de idade. é importante saber que o Câncer de Intestino pode ocorrer em qualquer pessoa e em qualquer idade.

A boa notícia é que o Câncer Colorretal pode ser prevenido!

O adenoma está presente em 25% das pessoas com idade de 50 anos e em 40% a 50% das pessoas com 65 anos ou mais. A colonoscopia (endoscopia do intestino) permite o diagnóstico e a retirada desta lesão, antes de sua evolução para o câncer.

Quem faz parte do grupo de risco para o Câncer de Intestino?

Risco Médio:

  • Todas as pessoas com idade acima de 45 anos, independentemente de sinais ou sintomas da doença ou ainda de histórico familiar.

Alto Risco:

  • Pessoas com idade superior a 40 anos que têm histórico familiar de câncer de intestino ou de adenoma. Se mais de dois parentes acometi- dos de câncer em idade menor que 50 anos, recomenda-se avaliação de aconselhamento genético.
  • Pessoas que já tiveram adenoma no intestino, câncer de cólon, de mama, endométrio (útero) ou de ovário.
  • Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal (Retocolite ulcerativa ou Doença de Crohn) diagnosticadas há mais de oito anos.

70% dos casos de Câncer de intestino ocorrem a partir dos 50 anos de idade em pessoas sem sintomas e sem histórico familiar desta doença. Apenas 30% tem relação com histórico familiar de câncer colo-retal. Diretriz da Sociedade Americana de Câncer 2018 recomenda a colonoscopia à partir dos 45 anos

Como realizar a prevenção?

Alimentação saudável: rica em cálcio e fibras (peixe, vegetais, frutas frescas, cereal integral, etc.). Evitar: carne vermelha em excesso, defumados, conservantes, corantes, alimentos industrializados, além do fumo e do consumo de bebida alcoólica.

Atividade física: prática diária de exercícios, caminhadas, hidroginástica, etc.

Controle do sobrepeso: preservar massa corpórea adequada à altura através de exercícios e alimentação balanceada.

A colonoscopia reduz o risco de câncer de intestino em até 90%.

Colonoscopia: é a forma mais eficaz de prevenção, realizada a partir dos 45 anos de idade, a cada cinco ou 10 anos, ou em menor tempo, conforme o resultado do exame inicial. Realiza-se através de um aparelho específico que examina internamente todo o intestino grosso, permitindo o diagnóstico e a retirada do adenoma, antes da progressão para o câncer. Detecta ainda o câncer antes dos sintomas. Permite ainda a retirada e cura do câncer precoce, sem a necessidade de cirurgia. A colonoscopia é realizada após sedação, o que permite uma boa tolerância, conforto e baixo risco.