Certificação para realizar Gastroplastia Endoscópica

10/07/2019

No dia 21 junho, foi realizado um procedimento para tratar a obesidade por endoscopia, no Hospital Palmas Medical, na capital, chamado Gastroplastia Endoscópica ou Endosutura Gástrica.

A realização da Gastroplastia Endoscópica, coordenada pelo Endoscopista, Harley Pandolfi Jr., possibilitou a certificação para a sua execução pela Gastroclínica de Palmas. O procedimento foi acompanhado pelo Endoscopista Bariátrico, Eduardo Grecco, preceptor da Apollo Endosurgery. “Foi um dia histórico no Tocantins com a certificação internacional da Apollo Endosurgery para a equipe da Gastroclínica de Palmas. Fomos aprovados, nos elogiaram, seguimos condutas, preceitos e protocolos internacionais à risca”, destacou Pandonfi Jr.

O método foi realizado em três pacientes e todas receberam alta no mesmo dia. “Decidi pela Gastroplastia, porque era uma oportunidade para que eu mudasse a minha qualidade de vida, retomasse hábitos – como a prática de esportes – e também para tentar corrigir problemas relacionados à obesidade. Por eu ser nova, achei que era uma forma mais saudável de obter melhores resultados”, disse Amanda, uma das pessoas que optou pelo método.

Acompanhada por uma equipe multidisciplinar, Amanda tem se sentido amparada por todos os envolvidos no processo esclarecendo dúvidas e possíveis resultados. “Não senti nenhum desconforto! Me senti melhor mais rápido do que em outros procedimentos. Estou me sentindo feliz, disposta para as novas mudanças que vão ocorrer comigo a partir de agora”, enfatizou.

Indicação

A Gastroplastia Endoscópica é indicada para tratar a obesidade, em pacientes com IMC acima de 30 e que já tentaram reduzir o peso com dieta, exercício físico e medicamentos. O método proporciona redução de 20% a 30% do peso corporal do paciente.

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o procedimento dura em média 50 minutos e consiste na aplicação de pequenos pontos na parte interna do estômago, via endoscopia, reduzindo o seu tamanho e gerando saciedade precoce ao paciente, evitando assim o excesso de consumo de alimentos e o ganho calórico.