Ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical, bebê passa por cirurgia inédita no Tocantins

15/05/2018

A Técnica Simil-Exit – Cirurgia fetal extra-útero intraparto adaptada para correção de gastrosquise – que vem revolucionando o tratamento desta patologia, foi aplicada pela primeira vez na Região Norte do País. O procedimento cirúrgico foi realizado no dia 02 de maio de 2018, no Hospital e Maternidade Cristo Rei, pela equipe comandada pela cirurgiã pediátrica Lúcia Caetano, composta pelo anestesiologista João Vitor Couto, os obstetras Fábio Ruiz, Dirce Naomi e a neonatologista Valéria Crisanto, além de instrumentadores e enfermeiros.

A gastrosquise como é chamada a doença, deixa exposto o intestino da criança, que nasce com todo o intestino para fora do abdome, tem alta incidência – atinge 4,6 em cada 10 mil recém-nascidos no País – e é mais comum em mães jovens.

A cirurgia é necessária para a colocação do intestino dentro do abdome, e fechamento da parede abdominal, mas com o bebê anestesiado ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical. O novo procedimento foi idealizado pelo Dr. Javier Svetliza, cirurgião argentino e apresentado em um Congresso Internacional no ano de 2014.

Em comparação a técnica cirúrgica tradicional, essa técnica reduz a morbidade materna e fetal, tem menos complicações, menos custo e alta hospitalar precoce. Mãe e recém-nascido passam bem. O RN permanece aos cuidados da equipe da UTI-Neo do hospital devido a prematuridade e baixo peso ao nascimento (1,510 kg).