Dentre as recentes alternativas para o tratamento da obesidade, destaca-se o emprego do Balão Intra-Gástrico. Apresenta, como grande vantagem, o fato de ser procedimento não-cirúrgico, realizado em regime ambulatorial / Day Hospital (não necessita internação hospitalar), sob sedação, sendo método pouco invasivo e de baixo risco no controle efetivo e transitório da obesidade.
É uma prótese de silicone, semelhante a que as mulheres usam para aumentar os seios. Seu formato é esférico sendo colocado e insuflado dentro do estômago do paciente através de uma endoscopia. Tem durabilidade média que pode variar de 4 a 6 meses. Após este período deverá ser retirado por uma nova endoscopia.
Como Funciona o Balão?
O balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta e passa a comer menos.
A Gastroclínica utiliza o Sistema de Balão Intra-gástrico – Registro ANVISA n° 80143600103 – Responsável Técnica: Flávia. R. Pegorer CRF/SP: 18150.
O balão preenche um espaço no estômago e promove a sensação de saciedade, auxiliando a pessoa a diminuir a quantidade de alimento ingerido.
Ele é um dos quatro pilares que auxiliam o paciente a perder peso. Os outros três pilares são: acompanhamento nutricional, atividade física e acompanhamento psicológico.
O Balão Intra-gástrico é colocado através de endoscopia, portanto sem cirurgia, e é um tratamento auxiliar para o emagrecimento. Lembramos que é essencial o acompanhamento da Nutricionista, para a efetiva mudança de hábitos alimentares, o suporte da Psicóloga, para lidar com a compulsão alimentar, e fazer atividades físicas supervisionadas pelo Educador Físico. Só assim atinge-se a meta de perda de peso, além de proporcionar sua manutenção após a retira do balão, que também é realizada endoscopicamente.
O principal objetivo é a perda de peso com recuperação de sua saúde e consequentemente o resgate da qualidade de vida.
Para que o paciente possa perder peso de forma saudável e, além disso, mantê-lo em longo prazo, o acompanhamento nutricional será fundamental. É preciso conscientizar-se da importância da reeducação alimentar concomitante a perda de peso, pois sem isso o reganho de peso poderá ocorrer.
Devemos enfatizar que resultados satisfatórios demandam uma mudança no estilo de vida, onde além da mudança do padrão alimentar, o paciente deverá abandonar o sedentarismo e se tornar ativo.
A atividade física é determinante no gasto de calorias e fundamental para o balanço energético. Além disso, a atividade física regular traz benefícios substanciais para o controle de doenças associadas a obesidade.
Adicionalmente, o acompanhamento com a Psicóloga busca diagnosticar os distúrbios mais frequentes e toda a psicodinâmica que engloba a obesidade, trabalhando com o paciente a disciplina e o controle da sua “fome”.
O trabalho da Psicóloga visa auxiliar o perfil do paciente, sua rotina alimentar, possíveis distúrbios emocionais, relações afetivas e cultura familiar.
Tudo isso visando o necessário suporte para as mudanças comportamentais relacionadas à sua rotina alimentar, caracterizando-se como intervenções psicoeducativas que contribuirão nas etapas do tratamento, com o devido controle da compulsão alimentar, evitando possíveis recaídas e possibilitando o êxito esperado.
Quem deve colocar o Balão Intra-gástrico?
Pacientes com IMC abaixo de 35 e que não respondem a tratamento clínico por mais de três anos ou ainda aqueles com IMC maior que 35 e que não tem condições ou não querem ser submetidos à cirurgia por risco elevado de outras doenças associadas.
Temos tido excelentes resultados em alguns pacientes que necessitam perder um excesso de peso antes da realização de cirurgias plásticas como abdominoplastias ou lipoaspirações e lipoesculturas com a colocação do Balão Intra Gástrico. Estes pacientes atingem uma perda de peso mais rápida e tem um melhor resultado estético em sua cirurgia plástica.
IMC | Classificação |
Menor que 18,5 | Baixo Peso |
Entre 18,6 e 24,9 | Normal |
Entre 25 e 29,9 | Sobrepeso |
Entre 30 e 34,9 | Obesidade Grau I |
Entre 35 e 39,9 | Obesidade Grau II |
Maior que 40 | Obesidade Grau III |
Balão intragástrico Sistema Orbera (06 meses)
É um sistema de tratamento de sobrepeso e obesidade, visando a perda de peso e a reeducação alimentar, que consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por via endoscópica, associado a uma leve sedação. Logo após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 500 a 700ml de soro fisiológico corado com tintura de azul de metileno. A finalidade é reduzir a ingestão de alimentos pela diminuição da capacidade de reserva do estômago, induzindo a uma sensação de saciedade precoce. Trata-se de um procedimento simples e realizado ambulatorialmente. Não é necessária internação e o paciente é liberado cerca de 30 minutos após o procedimento.
O tempo de permanência do Balão Intragástrico Orbera é de até 06 meses (com garantia do fabricante). A retirada do balão também é realizada por via endoscópica, ambulatorialmente e com leve sedação, ou seja, o balão intragástrico é um método não cirúrgico e sem necessidade de anestesia geral ou internação, que visa o tratamento do sobrepeso e da obesidade.
Balão intragástrico ajustável Spatz (12 meses):
O SPATZ 3 traz no seu conceito uma nova proposta de tratamento, com duas características que o diferenciam do balão convencional: o tempo de permanência e a possibilidade de reajustes de volume ao longo do tempo de uso.
A principal perda de peso com balões gástricos ocorre logo nos 04 primeiros meses. Estudos mostram que mais de 70% da perda que ocorre em um paciente com o tratamento do balão, será nesse período. Depois disso ocorre uma adaptação gástrica ao balão e a perda de peso se torna mais lenta. Com o balão convencional (de 06 meses) é possível manter a saciedade com a administração de uma dieta adequada por um profissional habilitado. No balão ajustável, além dessa possibilidade, é possível também reajustar o balão com mais volume, aumentando a saciedade do paciente e, teoricamente, ajuda-lo a potencializar a perda de peso no período de tempo restante.
Balão intragástrico Corporea (12 meses):
O Balão Intragástrico Corporea é um dispositivo de silicone de terceira geração da Medicone, que tem o objetivo de causar sensação de saciedade precoce (estômago cheio), fazendo com que o paciente se sinta satisfeito mais rapidamente, ou seja, retarda a digestão, auxiliando na reeducação alimentar. Você vai emagrecer sem sentir fome!
Mecanismos de ação
Uma vez inflado dentro do estômago, o balão intragástrico, além de ocupar parte da área de reserva, também estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) dando a sensação de saciedade precoce. Além disto o esvaziamento gástrico fica mais lento, desta forma o alimento permanece por mais tempo dentro do estômago, mantendo o paciente saciado por um período mais prolongado. O espaço ocupado pelo balão gástrico, também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Estes três mecanismos de ação levam a diminuição da quantidade de alimentos ingeridos e facilitam a adaptação a uma dieta hipocalórica que, associada a uma mudança na rotina de vida, induzem a perda de peso e auxiliam no tratamento do sobrepeso e da obesidade.
O volume de liquido dentro do balão não está relacionado diretamente à quantidade de peso a se perder e sim a anatomia gástrica de cada paciente. Em adultos, normalmente, é necessário entre 600 e 700 ml de solução para preenchimento satisfatório do balão.
A técnica de colocação do Balão Intragástrico
O paciente é submetido a uma sedação leve, semelhante a do exame de endoscopia diagnóstica, onde é oferecido O2 em cateter nasal e as funções vitais são monitoradas. Portanto, o risco é semelhante ao de uma endoscopia convencional.